1. Buscar orientações e informações junto à Secretaria de Indústria e Comércio de seu município antes de assumir compromissos.
2. Conhecer o ramo que decidiu atuar, bem como, o produto ou serviço que irá oferecer.
3. Procurar conhecer seus concorrentes: “quem são, quantos são e onde estão?”
4. Analisar a região mais adequada para a instalação de seu negócio, levando em consideração, principalmente no caso de comércio, a circulação de pedestres e a facilidade de acesso e estacionamento.
5. Antes de comprar ou alugar o imóvel, verificar junto à Prefeitura se a atividade econômica a ser explorada é permitida pela Lei de zoneamento solicitando junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão a Certidão de Uso e Parcelamento do Solo, não esquecendo de providenciar, caso o imóvel seja alugado, o contrato de locação devidamente registrado no Registro de Títulos e Documentos.
6. Planejar os custos com locação de imóvel, aquisição do ponto, tarifas públicas, documentação, funcionários, estoque, entre outros.
7. Antes de assinar o Contrato de Locação, Contrato de Compra e Venda e Contrato de Transferência de Firma, certifique-se que não há débitos anteriores, solicitando junto ao órgão competente da Prefeitura de seu município, uma Certidão Negativa de Débitos (referente ao IPTU e tributos da firma).
8. Desenvolver um plano de divulgação e propaganda de seu negócio, respeitando sempre a legislação que rege o assunto.
9. Procurar se atualizar, participando de cursos e palestras, a fim de conhecer e acompanhar as novas tendências do mercado.
10. Realizar constantes avaliações sobre os resultados obtidos com seu negócio, buscando corrigir possíveis erros.
Tenha motivação e sucesso pessoal nos negócios e família.
Empresa e Franquia
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quarta-feira, 18 de junho de 2008
Dez dicas para montar uma empresa
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