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quinta-feira, 19 de junho de 2008

8 dicas para comprar pela internet

São muitas as reclamações de pessoas que efetuaram compras pela internet.
Em um dos maiores sites de relacionamento da Internet o Orkut, você encontrará comunidades com títulos do tipo “Tomei calote” com desabafos de pessoas arrependidas que não tiveram os devidos cuidados antes das compras.

Aqui estão 8 dicas baseadas na cartilha do e-consumidor, então aí vai:


1-Ao interessar-se por adquirir um produto anunciado em uma loja virtual, o primeiro passo é procurar no site a identificação da loja. Averigue se há no site informações sobre razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato além do e-mail.

2-Toda compra em uma loja virtual implica no envio de dados como número de telefone, endereço para entrega, número do cartão de crédito etc. É importante, portanto, averiguar se a loja é segura, ou seja, se ela toma as medidas necessárias para evitar que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma imprópria.

3-Ao preencher formulários para uma compra, evite acrescentar informações que não têm nenhuma utilidade prática imediata à concretização do negócio. Sempre é bom ter o máximo de cuidado com sua senha pessoal. Algumas lojas virtuais pedem que você escolha uma senha para poder comprar.

4-Evite comprar por impulso. Antes de efetivar a compra, analise bem a descrição do produto, faça comparações, certifique-se de que o produto se encaixa em sua necessidade ou interesse.

5-Prazo de entrega, formas de pagamento que a loja aceita, tempo de garantia do produto e em que situações ele poderá ser trocado (e como isso será feito) são informações que a loja precisa fornecer em sua página na internet. Certifique-se de que essas políticas sejam razoáveis.

6-Muitas vezes o preço exibido no anúncio não envolve o custo da remessa do produto até a casa do consumidor. Certifique-se de que o valor do frete esteja claro.

7-Guarde toda informação relacionada à compra. Não delete e-mails. Sempre é bom imprimir o anúncio, as telas de compra e toda a comunicação trocada com a loja. Lembre-se de que o fornecedor de produtos (caso da loja virtual) é obrigado a cumprir com as ofertas que fizer, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

8-Tenha cuidado ao abrir anexos ou clicar em links de e-mails que você recebe, ainda que eles aparentemente tenham sido remetidos pela loja virtual na qual você é cadastrado. Eles podem esconder vírus ou programas que visam capturar informações suas.

Fonte:Comércio eletrônico
Direito do Comsumidor
Reclamações

Empresa e Franquia

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