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sábado, 10 de outubro de 2009

Como garantir uma boa equipe de vendas

equipe

Todo lojista sabe que um bom atendimento é garantia de boas vendas e lucro certo, mas existe uma certa dificuldade entre os lojistas em manter uma mesma equipe por um determinado tempo, o tempo que seria suficiente para conquistar o freguês e te – lo de volta na próxima compra.

Em estabelecimentos recém abertos ou com operações ainda não consolidadas, estima – se que o “turnover” anual atinja 100%.

De quem é a culpa?

Se você acredita que a culpa é dos empregadores, pode estar meio enganado.

De um lado as pessoas enxergam o trabalho no comércio varejista como um bico, ou emprego temporário até o término da faculdade, e de outro, estão os empregadores lojistas, que não têm o hábito de investir em treinamento e capacitação.

Mas nem sempre o treinamento resolve o problema, é necessário que haja um programa de crescimento dentro da loja.

O empregado precisa saber que pode crescer no emprego para assim poder desenvolver um bom trabalho, com a garantia de que será reconhecido no futuro, e recompensado por isso.

Selecione bons candidatos

Nem sempre os que têm mais experiência ou formação acadêmica além de boa aparência, são os melhores candidatos.

Para um bom atendimento é necessário simpatia, disposição, e prestatividade.

Muitos compradores não querem apenas gastar, querem ser bem tratados e respeitados, e se sobrar um tempinho pra falar sobre o tempo, ou sobre como está a seleção, eles agradecem e voltam.

Quanto custa investir em cursos de capacitação

Investir em cursos de capacitação não é barato!

Algumas empresas chegam a desembolsar até 12 mil reais pelo bem de suas lojas.

Mas é possível economizar aproveitando a oferta do chamado sistema S (Sebrae,Senac,Senai e Senat), além das associações de classe e sindicatos.

Embora a capacitação não resolva o problema do turnover, empresários e comerciantes recomendam, e dizem que tiveram uma melhora considerável no andamento da empresa.

Fonte:PEGN mês de Janeiro e Junho

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