Links Patrocinados

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como montar uma sorveteria

como montar uma sorveteria
No Brasil, o consumo de sorvete é ainda muito baixo sendo oito vezes menor do que a Nova Zelândia, o maior consumidor da guloseima.

Um dos fatores que faz com que isso aconteça é o fato de que aqui o sorvete é visto apenas como uma sobremesa refrescante para os dias quentes, evitando o seu consumo nos dias frios. É preciso que o produto seja entendido como o que ele realmente é - um alimento rico nutricionalmente que pode ser consumido em todas as estações do ano, como acontece em outros países.

Devido a esta cultura, o primeiro a fazer é encontrar um ponto comercial onde há grande fluxo de pedestres, próximos a igrejas, parques e praças.

Escolhido o ponto comercial, escolha sobre o produto que irá oferecer.

Você poderá escolher entre algumas franquias, ser um fabricante, ou apenas revendedor do produto.

Para quer um negócio pequeno mas rentável no verão, uma dica são as máquinas de sorvete expresso.

Existem hoje no mercado diversas máquinas de sorvete expresso, com diversos modelos e preços.

Atualmente o sorvete expresso, conhecidas também como sorvete soft, é um dos melhores negócios para quem quer investir e não dispõe de capital pra montar um negócio grande.

Um bom planejamento estratégico, boa análise de mercado, produção de um alimento de qualidade e uma campanha correta de marketing poderão fazer desse empreendimento se um sucesso.

Local do estabelecimento

Depois de definido o local, é preciso definir a planta técnica do ambiente.

O ideal é separar o ambiente em várias partes : estoque de matéria-prima, produção, estoque de embalagens e armazenagem do produto acabado.

Como é uma empresa do ramo de alimentos é preciso que tudo esteja de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A área de vendas deve ser um ambiente agradável e atraente para os clientes, com várias mesas, e freezers instalados de modo a favorecer o conforto e o bem estar dos fregueses.

Um lavatório fora do banheiro é essencial.

Tudo isso é claro aliado a uma boa receita.

Utensílios

Alguns utensílios necessários para a área de produção são baldes plásticos de cor branca, pás e colheres de preparo, utensílios para ingredientes, tábuas de atileno, panelas de diversos tamanhos para o preparo de polpas e coberturas.

Evite mateirais de madeira que acumulam fungos, e dê preferência ao inox.

Algumas dicas de materiais indispensáveis:

- Balança de até 15 kg

- Geladeira comum

- Torre de resfriamento

- Produtora de massa

- Produtora de sorvete Soft

- Produtora de picolé

- Liquidificador industrial


Hoje em dia as sorveterias também atendem os fregueses servindo sucos e açaí.

Processo de fabricação do sorvete

fabicação do sorvete

Antes de começar a fabricação de sorvete é preciso conhecer as normas estipuladas para as boas práticas de fabricação para indústrias de gelados comestíveis estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para o sorvete ser de qualidade o primeiro passo é adquirir equipamentos de boa qualidade, balanceamento correto da formulação, método de processamento adequado, além, claro, de matérias-primas de qualidade e funcionários conscientes, saudáveis e bem capacitados.

O processo de fabricação deve ser pontuado pelos cuidados com a higiene em todas as etapas e a constante higienização e sanitização geral do ambiente. Isso inclui hábitos pessoais, como lavar as mãos constantemente e de maneira correta e manter sempre a uniformização adequada. Limpeza correta dos utensílios, equipamentos e o ambiente todo.

Caldas e fabricação

A base do sorvete cremoso é a calda.Para preparar a calda você utilizará alguns produtos próprios para a fabricação, como emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes e corantes.

A água e o leite que deverão ser misturados aos produtos e frutas devem ser filtrados ou leite de boa qualidade.

Lucro

Como a sua fabricação é de baixo custo, a comercialização poderá trazer bons lucros!

Você ainda poderá optar por self service, soft, ou atendimento no balcão.

Aproveite nossas dicas e Boa Sorte!


2 comentários

Unknown disse...

gostaria de montar uma sorveteria onde moro... tenho o ponto.. vcs fornecem os materias para sorveteria. frizer. enfim de tudo em geral p isso.. espero resposta.

Derleit disse...

Olá Luflahen!
Obrigado pelo comentário.

Não oferecemos matériais para sorveteria, apenas informações para seu empreendimento obter melhor resultado no mercado.
Em breve faremos uma postagem com uma lista de fornecedores para sorveteria.

Postar um comentário

www.e-referrer.com