Links Patrocinados

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Empresa de congelados

empresa congelados
O setor de alimentos congelados é terceário.

Geralmente as mulheres são as grandes impulsionadoras do mercado de congelados e os produtos congelados começam a ser consumidos por grande parte da população brasileira.

Se está a procura de mais informações sobre o ramo, aproveite as nossas dicas!

Localização

A localização deve ser residencial, mas um local comercial também pode dar resultado.

A estrutura deve ter uma cozinha, onde serão preparados os alimentos, e um local onde será o congelamento.

Os freezers são os equipamentos mais utilizados neste ramo além de serem mais acessíveis, mas também há equipamentos avançados como os de congelamento a base de Nitrogênio ou Criogênio.

Investimento

O investimento varia de acordo com o tamanho da estrutura que o empreendedor irá precisar.

Um freezer novo 2 Tampas Horizontal 546 Litros da Metalfrio, pode variar de 1600,00 a 1700,00 reais mais ou menos.

Equipe

No início das atividades pode-se optar por trabalhar somente com o auxílio de uma boa cozinheira que garanta a qualidade dos pratos comercializados.

O empreendedor se encarregaria da parte administrativa, das compras e vendas.

Posteriormente, com o crescimento do negócio, o quadro deverá ser aumentado com motorista, vendedores, auxiliares de cozinha, etc..

Fregueses

Os principais clientes desse tipo de produto são as mulheres que trabalham fora, e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas.


Matéria prima e produtos

Os produtos deverão ser selecionados com atenção, legumes e verduras, e ovos, sempre frescos.

Geralmente, os empresário não se preocupam em conhecer a origem das matérias-primas, o que pode resultar em problemas futuros.

Inocentes condimentos, como a pimenta-preta, costumam estar altamente contaminados porque, na maioria das vezes, são produzidos em regiões subdesenvolvidas e desidratados em terreiros por onde passam animais.

Alguns fornecedores esterilizam os condimentos com radiação ou óxido de etileno, que matam os microrganismos, mas esses não são a maioria.

Um controle de qualidade sofisticado em cima dos fornecedores de matérias-primas também pode evitar dissabores.

Congelamento

- A Base de Nitrogênio: Da aos congelados a aparência mais próxima possível do natural, porém, apresenta um alto custo devido a sua tecnologia ser sofisticada.

- A Base de Criogênicos: Consiste no congelamento em temperaturas bem baixas.

- Freezers. Mantem a temperatura estável para não congelar o produto.

Técnica para congelar

Segundo especialistas, a melhor tecnologia é a do choque térmico, que consiste basicamente numa queda de temperatura dos 80ºC - oitenta graus positivos - (a temperatura do prato pronto, saindo do fogão ou forno), para os -12ºC (doze graus negativos) , sendo que este procedimento, deve ter uma duração máxima de 3 Horas.

Isso evita não só o desenvolvimento de microrganismos, como também a formação de cristais de gelo, que podem alterar a textura e o sabor dos alimentos.

Inovação

Além das lazanhas e salgadinhos, traga novidades ao mercado.

Especialize - se em comida caseira, diet / ligth, com baixo colesterol, orgânica, menos sal, chineza, alemã...enfim, explore as opções e diversifique o seu produto.

Qualidade

A qualidade dos pratos prontos congelados depende diretamente da qualidade da matéria-prima e da manipulação dos alimentos em condições que não permitam o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde humana;

Manusear o mínimo possível os alimentos (carnes , massas, verduras, etc.) e manter o ambiente de processamento refrigerado ou pelo menos a matéria-prima em temperatura baixa são cuidados que garantem baixo nível de contaminação aos alimentos prontos;

Para quem está começando o negócio, não deve dispensar a orientação de um nutricionista, saber cozinhar, conhecer técnicas de congelamento além de realizar uma pesquisa de mercado, para dimencionar o público-alvo e definir seu perfil;

Para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados, porém, a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação;

É importante que o proprietário ou a pessoa encarregada de vendas, instrua o cliente quanto ao modo correto de descongelamento dos pratos, já que quando o descongelamento é feito de modo errado, prejudica a qualidade dos alimentos, dando, a impressão de que os produtos não eram de qualidade.

Dicas úteis:

Não congele:
Receitas à base de maisena, gelatina pura, maionese, claras cozidas ou em neve, gema crua, ovo cozido, vegetais crus, creme de chantilly, iogurte, folhas de verduras e frutas, banana e pêra d’água.


Salgadinhos:
Depois de prontos, ponha os salgadinhos em um recipiente que possa ser mergulhado em água gelada, para que resfriem. Coloque em uma bandeja aberta, cubra com papel-filme e leve ao congelador. Após congelar, transfira os salgadinhos para sacos plásticos bem fechados e volte ao congelador. Assim, eles não ficarão grudados.

Legumes:
Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos.

Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida, para evitar que cozinhem com o calor.

Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos. Tire todo o ar da embalagem, ou então eles ficarão com textura áspera e sem sabor.

Mas atenção: o vegetal branqueado não está pronto para ser servido depois de descongelado, ele deve ser cozido!


Batatas:
Você pode congelar as batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe as batatas e amasse como purê.

Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas
cruas, lave, descasque e corte em cubos.

Mergulhe em água fervente por 5 minutos e
resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.

Lembrete:
Cole etiquetas com a data de validade e o nome de cada produto.

Descongelar também é uma arte: carnes devem ser descongeladas dentro da geladeira, ou direto no microondas, nunca na pia ao sol, ou na água corrente.

Certos alimentos como legumes, podem ser levados diretamente ao fogo.

As embalagens devem estar sempre limpas, cada qual com uma quantidade certa para não sobrar alimento.


Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
- LEI Nº 6.437/77 - Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
- DECRETO-LEI Nº 986/69 - Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
- PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 - Aprova o Regulamento Técnico; "Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos".

Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

Fonte:Guia de receitas uol

Emprega Brasil.org


seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

www.e-referrer.com