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domingo, 26 de outubro de 2008

Planejamento trabalho bons negócios

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Um plano de negócios bem feito, ajuda a antever problemas e evitar que eles aconteçam ou, servir para a conclusão de que não vale a pena se arriscar no negócio.

É por esse motivo que sem um bom plano de negócios, é praticamente impossível que se consiga um empréstimo, ou um sócio disposto a investir na proposta.

Conheça dez passos para se montar um plano de negócios com essa força:

1- Não siga o mito de que basta ter uma idéia para se abrir um negócio, e ganhar dinheiro.Você não será nem o primeiro, e nem o último a considerar a própria idéia a melhor de todas, a mis inovadora e realmente brilhante.O importante é aproveitar uma idéia aparentemente sedutora, e saber coloca – la em prática.O importante não é ser o primeiro a ter uma idéia, mas sim saber reconhecer a necessidade do mercado antes que os outros façam.

2- Prove que seu negócio é especial.Demonstre claramente as vantagens competitivas,o que os sócios e investidores querem é, visualizar o retorno financeiro do negócio.Demonstre todas as vantagens, e as possibilidades de crescimento, filiais, franquias e cidades que seu plano pretende atingir.

3- Saiba exatamente o que você quer.Não pense que pode agradar a todos, estabeleça uma meta. Sair dando tiros pra todos os lados, pode fazer com que ande em círculos.O seu plano deve ser tão claro e específico que até mesmo um leigo possa entender.

4- Dose o seu otimismo.Faça um plano realista, não invente números, ou se apóie em dados impalpáveis.Estude o mercado, e estabeleça o tempo de retorno, sem grandes fantasias.

5- Os concorrentes poderão ser seus aliados.Faça um mapeamento do mercado:como os competidores atuam,qual a sua política de preços e distribuição,métodos gerenciais, estratégia de marketing, quem lidera e por que, e principalmente identifique seus pontos fracos.Como?Teste o serviço ao cliente, fale com os fornecedores,ou por relatórios setoriais de consultorias e entidades empresariais.

6- Estabeleça os riscos do negócio.Sem que se pareça um trabalho amador, ou baseado em achismos.Pesquise e estabeleça uma meta bem próxima da realidade, como se a empresa já estivesse em funcionamento.

7- Aponte os riscos, e as soluções.Qualquer empresa deves estar preparada para enfrentar problemas.Demonstre que tem consciência do terreno em que está pisando.

8- Você pode precisar de mais dinheiro do que imagina...A primeira questão a ser observada no planejamento é que, não se imagina que gaste tanto.Até mesmo o planejamento de uma festa infantil, após escrita e contabilizada, ultrapassa das medidas esperadas.

9- Organize o seu plano. O plano deverá ter ao menos vinte páginas, organizadas da seguinte forma:

- capa
- sumário executivo (com o título da página e os principais assuntos de cada seção)
- sumário executivo (considerado a parte principal do plano, deve conter o seu objetivo)
- planejamento estratégico(no qual se definem os rumos e o foco da empresa)
- descrição (razão social, estrutura organizacional e legal)
- o produto ( o que é , como se produz e fatores tecnológicos)
- plano operacional (explicação do sistema produitivo)
- plano de recursos humanos(como será a equipe)
- plano de marketing(como o produto será vendido)
- plano financeiro(perspectivas com horizonte mínimo de três anos) e
- análise de mercado(pesquisas e análise da concorrência)

10- Saiba bater na porta certa.Se o plano está feito, refeito, organizado, e analisado por quem entende do ramo e enfim, aprovado.Procure os fornecedores, clientes, eventuais sócios e investidores.
Na categoria de investidores a lista é imensa, temos bancos, fundos de capital de risco, incubadoras, programas do governo como Sebrae, Brasil Empreendedor, Finep e BNDES.

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